Empresa indenizará operador de telemarketing que tinha nome e resultados exibidos em ranking, além de sofrer xingamentos

Empresa indenizará operador de telemarketing que tinha nome e resultados exibidos em ranking, além de sofrer xingamentos

A 3ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho de SC (TRT-SC) acolheu o pedido de indenização formulado por um operador de telemarketing, o qual afirmou trabalhar diante de uma tela de 50 polegadas onde constavam o nome e os resultados dos membros de seu departamento, categorizados de acordo com as metas atingidas.

 

O funcionário atuava em empresa especializada em comércio eletrônico e disse que os superiores tratavam a equipe de forma ríspida e agressiva, por meio de palavrões e ameaças de dispensa, o que foi confirmado por uma testemunha.

 

No primeiro grau, o juízo da 4ª Vara de Florianópolis absolveu a empresa por entender que não restou demonstrado nenhum episódio de violência específico contra o reclamante (funcionário). A decisão foi reformada pelo TRT-SC, que acolheu o recurso e condenou a empresa ao pagamento de R$ 5 mil a título de danos morais.

 

A Relatora, Des. Quésia Gonzalez, consignou que, ainda que os xingamentos tenham sido destinados a todos os empregados, indistintamente, esse fato não diminui o seu caráter lesivo e reprovável; bem como afirmou que havia abuso na cobrança de metas, ainda que os trabalhadores alcançassem, na maior parte do tempo, os resultados propostos.