Licitações: forneça para o governo

Licitações: forneça para o governo

⚜️ O governo, em suas esferas federal, estadual e municipal, é o maior comprador de bens e contratante de serviços e obras do país.

 

Contudo, para que ele adquira bens ou contrate a realização de serviços/obras, deve seguir um procedimento, que poderá se dar através da dispensa de licitação (contratação direta), da inexigibilidade de licitação (quando inviável a competição, em casos específicos definidos por lei), ou, então, promover a abertura de um processo de licitação, sendo que, de acordo com o objeto a ser licitado, será escolhida a modalidade adequada. Ressalta-se que a regra é licitar; a exceção é a aquisição direta.

 

Se você possui interesse em atuar nesse segmento, deve iniciar verificando a documentação da sua empresa, que deve estar em dia para que possa ser habilitada na disputa. Mas, não se preocupe, pois são os documentos padrão de qualquer empresa. Após, basta garimpar editais e escolher de qual(is) deles vale a pena participar (nesse ponto, entra a análise do modo de entrega/execução do produto/serviço licitado, e se será viável financeiramente competir).

 

Válido pontuar que alguns editais autorizam a participação de pessoas físicas nas licitações. Dessa forma, médicos, fonoaudiólogos, restauradores e profissionais dos mais diversos ramos também podem prestar serviços ao órgão licitante.

 

Diariamente são publicados inúmeros editais com as mais variadas necessidades de compra. E existem milhares de empresas com potencial de fornecer ao Poder Público. Ocorre que, por falta de conhecimento, ou por vislumbrar apenas a parte “burocrática” desses processos, as empresas perdem excelentes oportunidades, deixando de obter lucratividade.

 

As oportunidades estão aí, basta você dar o start inicial e obter mais lucro fornecendo para o governo.